"No Brasil, a elite encaminhou as coisas para ser elite,
desprezando o povo e assim pensa que se moderniza:
desprezando ou não sabendo que a chamada
modernização passa pela destruição dela própria.
A única maneira de essa elite encontrar
uma racionalidade
é deixar de ser elite e tornar-se cidadã".
Raymundo Faoro

Seja Bem-Vindo

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O ensino centrado no aprendizado dos alunos

Como nós ensinamos depende inicialmente de como entendemos o significado de ensinar. Todos os professores tem alguma teoria sobre o que é ensinar que normalmente é alterada ao longo da carreira. Contudo, mesmo quando não estão conscientes das teorias pedagógicas, sua atitude repercute profundamente no tipo de atmosfera criada para o aprendizado.

São identificados três níveis distintos do ensinar: 1)Ensino focado no que o estudante é - normalmente leva em consideração somente a diferença entre os bons e maus estudantes; 2) Ensino focado no que o professor faz - ensino centrado no professor e o aprendizado está relacionado a atitude do professor para transmitir a informação; e 3) Ensino focado no que os estudantes fazem - ensino centrado no estudante onde o importante é o que o aluno aprende e como este aprendizado se relaciona ao ensinar. Os dois primeiros são pouco efetivos e são modelos de culpa. No terceiro, o professor dá suporte ao aprendizado do aluno, não sendo mais possível usar frases do tipo: "eu os ensinei mas eles não aprenderam"; o foco está no que os estudantes fazem e como entenderam os objetivos do aprendizado. (Texto baseado em Biggs J. & Tang Catherine. Teaching for quality learning at university. 3rd ed. Open University Press, McGraw Hill, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário