"No Brasil, a elite encaminhou as coisas para ser elite,
desprezando o povo e assim pensa que se moderniza:
desprezando ou não sabendo que a chamada
modernização passa pela destruição dela própria.
A única maneira de essa elite encontrar
uma racionalidade
é deixar de ser elite e tornar-se cidadã".
Raymundo Faoro

Seja Bem-Vindo

sábado, 23 de maio de 2009

Eu, primata - Frans de Waal



Uma dica excelente para leitura.

Cada época oferece à humanidade sua própria distinção. Nós nos consideramos especiais e estamos sempre em busca da confirmação dessa singularidade. Talvez a primeira delas tenha sido a definição do homem, por Platão, como a única criatura sem pêlos que anda com duas pernas. Isso pareceu absolutamente correto até que Diógenes soltou uma galinha depenada no salão de conferência e ironizou: "Eis o homem de Platão". Dali por diante, a definição de Platão incluiu "e que tem unhas largas".

Homem, o fabricante de ferramentas - Chimpanzé fazem esponjas com folhas mascadas ou varas com galhos de árvores. Corvos curvam arames para fazer um gancho para pescar comida em uma garrafa.

O Homem possui comunicação simbólica através da linguagem - Grandes primatas não humanos possuem habilidades de linguagem de sinais.

Os humanos tem empatia (ver da perspectiva do outro - Uma chimpanzé chamada Sarah, quando lhe davam fotografias para escolher, preferia a de uma chave quando via uma pessoa se esforçar para abrir uma porta fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário